A Dermatologia Cirúrgica é a área da Dermatologia que se relaciona a todos os procedimentos cirúrgicos realizados na pele, englobando o tecido adiposo. A Cirurgia Dermatológica faz parte do currículo obrigatório do curso de especialização em Dermatologia.
Na Dermatologia Cirúrgica realizamos procedimentos na pele, nas unhas e nos cabelos . As lesões tratadas podem ser benignas, que, na maioria dos casos, são de pequeno porte e requerem apenas anestesia local ou podem ser malignas, muitas vezes, maiores e com necessidade de retalhos e enxertos de pele.
A indicação de tais procedimentos pode ter o objetivo diagnóstico ou terapêutico e sempre será feita pela médico dermatologista, discutindo-se com o paciente sobre qual o melhor método para ele e para a lesão que se apresenta, levando em conta os riscos e benefícios, bem como as possíveis complicações.
Nesta área, serão indicados os tratamentos cirúrgicos, dentre os quais podemos destacar os mais comuns:
Biópsia: consiste na retirada de uma amostra da pele, através de um instrumento cirúrgico chamado “punch”, para exame anatomopatológico. Este exame é encaminhado para o médico patologista que faz a análise para contribuir no diagnóstico de inúmeras doenças.
Retirada de sinais ou pintas: podemos retirar sinais da pele através da exérese e sutura (é a retirada por meio de bisturi, fechando-se a pele com pontos ) ou shaving (retirada por meio de um corte paralelo à pele, não necessitando de pontos).
Cirurgia de câncer de pele: tratamento cirúrgico de lesões malignas da pele.
Eletrocirurgia: é usada para remover ou destruir lesões de pele através do uso da corrente elétrica. Indicada em lesões como hiperplasias sebáceas, hemangiomas rubis, verrugas, ceratoses seborréicas, siringomas, dentre outras.
Curetagem: método que usa um material cirúrgico chamado cureta para a retirada de lesões através da raspagem da pele. Indicado para tratamento de molusco contagioso, ceratoses seborréicas, calosidades e até mesmo lesões pré-malignas como ceratoses actínicas, associada ou não a outros métodos.
Crioterapia/Criocirurgia: procedimento que utiliza o nitrogênio líquido para destruição de lesões de pele através do frio. Pode ser aplicado em lesões benignas, pré-malignas e malignas da pele.
Quimiocirugia: é a aplicação de substâncias químicas para o tratamento de lesões virais como verrugas e condilomas, ceratoses actínicas, manchas de pele como as melanoses, hiperplasias sebáceas e xantelasmas.
VOLTAR
Trend Nova Carlos Gomes - Torre Offices
Av. Sen. Tarso Dutra, 565 cj. 1513
Petrópolis | Porto Alegre | RS
Tel.: 51 3338.7914 - 3338.7690
Cel.: 51 98409.8637 - 99128-2186