A pele é o maior órgão do nosso corpo e está em constate contato com o meio ambiente e com o mundo que nos cerca. Muitos fatores genéticos e ambientais infuenciam a saúde da nossa pele.
Nossa pele é responsável pela função sensorial do corpo através do tato (um dos 5 sentidos), a regulação da temperatura e a função de barreira, protegendo nosso corpo contra a entrada de microoganismos.
Dependendo da fase da nossa vida, a pele apresenta diferentes características, necessitando assim, de cuidados especiais em cada uma delas. Algumas doenças também são mais comuns em determinada idade ou condição do paciente. A descendência dos indivíduos é outro fator que devemos levar em conta durante a avaliação e os tratamentos.
As Unhas e os Cabelos são considerados anexos da pele e,
portanto, tratados pelo mesmo especialista que cuida da pele:
o Dermatologista.
Tratamentos das doenças da Pele, das Unhas e dos Cabelos.
Orientações quanto aos cuidados diários com a pele, unhas e cabelos.
Orientações para a prevenção de doenças e do câncer de pele.
Avaliação de sinais ou pintas e manchas na pele através da Dermatoscopia.
Atendimento de adultos, crianças e gestantes.
A grande maioria dos tratamentos previstos na Dermatologia Clínica consiste na prescrição de medicamentos e acompanhamento clínico de doenças como: acne, rosácea, manchas tipo melasma, melanoses e sardas, psoríase, vitiligo, dermatites (atópica, seborréica), alergias, urticária, infecções de pele, micoses, verrugas, molusco contagioso, queda de cabelo, alterações nas unhas, estrias, ceratoses actínicas, dentre muitas outras doenças de pele, unhas e cabelos.
Em muitas dermatoses, poderão ser combinados os tratamentos que englobam a Dermatologia Cirúrgica e Cosmiátrica.
VOLTAR